1. Skip to Menu
  2. Skip to Content
  3. Skip to Footer

Mensagem do Chefe

 

Seja muito bem-vindo(a) ao novo site do Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto (DEQUI-UFOP)!!!

Nosso Departamento conta hoje com cerca de 40 professores efetivos, além de 13 técnicos administrativos, desenvolvendo diversas ações acadêmicas e de extensão universitária. O DEQUI faz parte da Rede Mineira de Química (RQ-MG), que agrega 12 instituições de ensino, e tem como objetivo coordenar atividades que promovam a pesquisa e inovação em Química no Estado de Minas Gerais, tais como: identificar competências humanas já estabelecidas e com potencial para consolidação e de infraestrutura; elaborar proposta de reaparelhagem do parque de pesquisa estadual; e organizar encontros da comunidade para discussões científica e políticas, buscando gerar diretrizes para o relacionamento da comunidade de química com o governo e sociedade.

O DEQUI atende a vários Cursos de Graduação, sempre inovando nas práticas pedagógicas e aprimorando os programas, com destaque para as práticas de laboratório. Oferecemos os Cursos de Química Industrial e Química Licenciatura na Graduação, um diferencial em relação às instituições de ensino que nos cercam. Na medida do possível, disciplinas eletivas têm sido preparadas, conforme disponibilidade e interesse dos alunos e Cursos. O apoio didático é realizado com alunos monitores de Graduação e de Pós-Graduação, dentro das linhas gerais do estágio-docência da CAPES.

O DEQUI também participa de Cursos de Pós-Graduação na UFOP, em nível de Mestrado e Doutorado, formando novos docentes especialistas em Engenharia Ambiental (PROAMB), Engenharia de Materiais (REDEMAT) e Ciências Farmacêuticas (CIPHARMA). Nossa produção científica tem crescido rapidamente nos últimos anos, fruto da disposição e talento de nossos professores no sentido de captar recursos junto às agências de fomento oficiais e indústrias interessadas em pesquisa de ponta. O reflexo disso é nosso crescente aumento no número de Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq e a consolidação de nossa infraestrutura de pesquisa em todas as áreas da Química, em particular, na Química Ambiental e na Química de Materiais.

Atuamos na Extensão Universitária, e nosso reconhecimento vem na forma de prêmios, em particular, o Prêmio Santander obtido em 2012. O DEQUI tem como meta continuar oferecendo cursos de qualidade aos seus milhares de alunos, através da melhoria de seus laboratórios de ensino; ampliar a contratação de docentes para atender às demandas da expansão universitária; fortalecer sua pesquisa através da capacitação e estímulo à produção de artigos científicos; e iniciar o processo de reestruturação de seu espaço físico.

Fique à vontade e navegue nessa Química!